SINOPSE
Livro sensação, livro de descoberta ou de redescoberta e por isso mesmo livro não alheio à diversidade de reações. Através de um registo em que três gerações de mulheres dialogam, numa voz que reconta as suas vidas, Susanna Tamaro serve-se dessa estrutura narrativa para confrontar os diferentes tempos vividos e reavaliar este ciclo geracional. A leitura deste livro é enleante, quase hipnótica, comovente, o que justifica talvez o seu imenso sucesso internacional.
Opinião
Não poderia escrever sobre livros sem dar aqui um espaço especial ao livro que poderia muito bem ser "o livro da minha vida". Não perco muito tempo a pensar qual o livro que gostei mais de ler até hoje... já li livros completamente diferentes porque penso que não tenho um género preferido - há alturas em que acredito que "policiais é mesmo o que gosto mais de ler" e outras em que penso: "afinal os livros de fantasia é que me preenchem a alma!!"...
No entanto, tal como me acontece na música por exemplo, existem livros que me marcam mais pela altura em que os li.
Este devo ter lido por volta de 1994-1996, devia ter por isso cerca de 16 anos.
Estava cheia de dúvidas, como é típico da idade, e tinha muitas questões sobre o que seria a minha vida, quem eu queria ser, que objectivos queria definir para mim.
E, no meio deste turbilhão de questões, este livro acalmou o meu coração, o meu pensamento e deu-me algumas bases para me tornar a pessoa que sou hoje.
Não sei se hoje, com a minha idade e com as experiências que entretanto passei, se ainda me iria marcar da mesma forma, caso o voltasse a ler.
Talvez não.
Mas penso que isso se deveria apenas ao facto deste livro ter ficado, desde essa altura, tão "interiorizado" e ter contribuído de forma tão positiva na construção da minha forma de ser e estar.
Em tantas frases, boas frases que poderia escolher, num livro recheado de reflexões, escolho aquela que continua a ecoar na minha cabeça sem que para isso precise ir buscar o livro à estante:
“E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes a que hás-de escolher, não metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira com a mesma profundidade confiante com que respiraste no dia em que vieste ao mundo, e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar. Fica quieta, em silêncio, e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te, e vai para onde ele te levar.”
Classificação
5*👍
Sem comentários:
Enviar um comentário