
SINOPSE
Alice Berenson é uma pintora britânica, jovem e famosa, que vive numa casa sublime nos arredores de Londres com o marido, Gabriel, um conhecido fotógrafo de moda. A vida de ambos parece perfeita. Mas uma noite, quando ele chega a casa depois de uma sessão fotográfica, Alicia mata-o com cinco tiros. E nunca mais diz uma palavra.
A recusa de Alicia em falar e dar qualquer tipo de explicação sobre a tragédia, transforma-se num mistério que prende a imaginação da opinião pública, e confere a Alicia uma notoriedade sem precedentes. O preço dos seus trabalhos artísticos dispara e ela, a paciente silenciosa, é alvo de um mediatismo implacável. Para evitar isso, é conduzida para uma unidade forense de alta segurança no norte de Londres.
Theo Faber, um psicoterapeuta criminal, espera há muito pela oportunidade de trabalhar com Alicia. A sua determinação em convencê-la a falar e a desvendar as razões misteriosas que motivaram o assassínio do marido leva-o por um caminho tortuoso, numa busca pela verdade que ameaça consumi-lo...
OPINIÃO
Achei a premissa do livro extraordinária - uma mulher normal que de repente, sem causa conhecida, mata o marido e fica internada, sem dizer uma palavra durante anos. O que terá acontecido, e passados tantos anos, ali ficou, entre eles, sem aparente possibilidade de ser desvendado.
Por outro lado, a parte psicológica é algo que me fascina. Quando percebi que teria ainda esta parte, sobre a mente humana e a complexidade que lhe é inerente, achei que seria mesmo obrigatório ler este livro.
E de facto li-o com uma rapidez dificil de igualar. Estava sempre à espera do momento em que, e se, a paciente se ia revelar finalmente e iamos perceber tudo o que tinha acontecido. É um livro que, apesar da protagonista não falar, tem uma dinâmica muito rapida e lê-se num ápice.
Quanto ao final... foi de facto completamente inesperado. De tudo o que eu poderia ter imaginado, penso com este final nem de longe nem de perto eu iria lá chegar. Foi sem dúvida surpreendente e acho que para muitas pessoas este final será mesmo o topo do livro. Para ser franca, eu preferia que tivesse sido outro, mesmo que isso significasse um twist menor.
De qualquer forma, um livro espectacular que merece ser lido pelos fãs do género.
Sem comentários:
Enviar um comentário