terça-feira, 21 de julho de 2020

Opinião - O Amante de Jodi Ellen Malpas



SINOPSE

O Amante é o primeiro livro da trilogia Este Homem, que narra a história do aristocrata Jesse Ward e de Ava O’Shea, uma jovem designer de interiores.

Quando Ava é contratada para um trabalho no Manor, nunca pensou ir encontrar Jesse, um homem confiante, lindo de morrer e em busca de prazer sem limites.

Ava tenta resistir, mas não consegue controlar o desejo irresistível que Jesse lhe desperta. Ela tem consciência que poderá vir a sofrer e, embora o instinto lhe diga para sair desta situação enquanto é tempo, ele não está disposto a deixá-la ir.

Jesse está determinado a tê-la.

OPINIÃO - tem spoilers (impossível não ter!)

Bom... até me custa começar... Talvez pelo: como cheguei a este livro?

A verdade é que desde que assinei a Passionflix, tenho muita vontade de ler um livro antes do mesmo ser realizado. Porque uma das coisas que adoro mais na leitura, é poder imaginar as personagens, como eu gostaria que fossem... e ver depois em filme as mesmas ganharem vida (mesmo que muitas vezes de uma forma diferente do que eu tinha imaginado) é extraordinario. Por isso é que sou fã da ideia do Passionflix. Mas, infelizmente todos os filmes que lá estão, não correspondem a nenhum livro que eu tenha lido anteriormente.

Por isso, pesquisei na página deles no facebook e percebi um grande alvoroço em relação a um "Jesse" e um filme que começará a ser produzido. E então, cheguei a esta trilogia e à autora Jodi Malpas. Li comentários tão "apaixonados" pela história que não tive dúvidas - vai ser este.

Recordo-me de ver no entanto um comentário de um utilizador no Wook que referia que não tinha gostado muito da linguagem da Ava... mas pensei que seria um exagero - não me incomodo nada com uma linguagem mais "apimentada"...

Mas não era apenas isso... para mim o problema nem sequer está na linguagem.... é mesmo a falta de personalidade da Ava e a maneira de ser e de ver as mulheres do Jesse. Na altura em que vivemos, com o movimento "Me too" que até considero muitas vezes exagerado e fora de contexto... mas com tanta emancipação que as mulheres reclamam... e depois temos um livro em que a personagem principal sente uma atracção (e apenas atracção fisica porque ja vou a mais de meio e não há nada que explore um pouco mais do que isso) por um homem, para variar musculado e lindo e tal e tal, e pronto... ja nao consegue falar e tem de obedecer (é mesmo esta a palavra) a tudo o que ele diz e a manda fazer porque simplesmente não consegue manter a sua vontade.

E o livro é isto...tirando a parte sexual claro (mas para isso existem varios livros)... quando dei por mim, metade da história era uma mulher a fugir de um homem porque ja sabe que se olhar nos olhos dele... pumba, faz o que ele quer. E o que ele quer inclui por exemplo algo como : "senta-te que vou lavar-te os dentes..." e foi com esta deixa que desisti de ler... parei um pouco mais de meio e nao consegui concluir o livro. Estava sempre com uma má sensação a ler e não vi sentido em continuar. Talvez veja o filme mas ler, duvido que volte atrás.

Recordo-me que me aconteceu o mesmo com o 50 shades of grey... a meio do segundo livro, depois de algum esforço em acabar o primeiro e tentar ler o segundo, o homem desaparece num avião e eu penso - yes, vai acontecer alguma coisa...o que será... e a mnh cabeça começa a fazer imensas historias e começo a ficar entusiasmada e... de repente ele aparece e nao tinha sido nada... e retoma a mesma conversa de antes... desisti também. Vi em casa depois os filmes, com mais calma, porque filmes nao ocupam tanto do meu tempo nem sequer da minha imaginação, porque é algo mais passivo, ja está "pronto a consumir"... mas ler também nunca mais...

Não me considero feminista, mas nao consigo sentir-me entusiasmada por uma história em que os 2 personagens nao se encontram e não querem estar "ao mesmo nível". Não acho bonito, não acho sexy e muito menos romantico.

Mas sinto-me estranhamente isolada nesta opinião vendo pelas vendas de ambas as trilogias!


Classificação
2*👎



Sem comentários:

Enviar um comentário