terça-feira, 30 de março de 2021

Opinião - A Seleção, A Elite, A Escolha, A Herdeira e A Coroa de Keira Cass


 SINOPSE

Para trinta e cinco raparigas, A Seleção é a oportunidade de uma vida. É a possibilidade de escaparem de um destino que lhes está traçado desde o nascimento, de se perderem num mundo de vestidos cintilantes e joias de valor inestimável e de viverem num palácio e competirem pelo coração do belo Príncipe Maxon. No entanto, para America Singer, ser selecionada é um pesadelo. Terá de virar as costas ao seu amor secreto por Aspen, que pertence a uma casta abaixo da sua, deixar a sua família para entrar numa competição feroz por uma coroa que não deseja, e viver num palácio constantemente ameaçado pelos ataques violentos dos rebeldes. Mas é então que America conhece o Príncipe Maxon. Pouco a pouco, começa a questionar todos os planos que definiu para si mesma e percebe que a vida com que sempre sonhou pode não ter comparação com o futuro que nunca imaginou. 35 candidatas. Apenas uma coroa.


OPINIÃO

Estive muito tempo sem escrever no blogue mas não parei de ler... a verdade é que li assim todos os livros da Seleção da Keira Cass de seguida!
Como tinha escrito num dos meus últimos posts aqui no blog, já estava a começar a sentir-me enjoada dos livros que andava a ler um pouco mais dentro do Romance Erótico. 
Senti que me estava a faltar um pouco de fantasia, de algo fora da minha realidade - e os livros da saga "A discovery of witches", continuaram sem conseguir prender-me a atenção - pelo que comecei à procura de algo um pouco diferente.
Encontrei o primeiro livro desta saga - a seleção - e pensei em arriscar. 
Tenho sempre um receio, quando escolho um livro, de ser demasiado teen, ou "young adult" como às vezes chamam. Porque apesar de não me importar que os personagens sejam mais novos que eu (o que normalmente ja acontece muito porque ja passei os 40...), existem reacções e escolhas que fazemos aos 18 ou 20 anos que são claramente normais para aquelas idades mas que, para alguem já com alguma experiência, são muitas vezes desnecessários ou pouco racionais o que me faz sentir algo frustada e com pouca vontade de continuar a ler.
Ver um filme ou uma série teen é diferente, não entramos na cabeça da personagem e "visualizar" não dá tanto trabalho nem requer que nos entreguemos tanto. 
Ler já não é bem assim. Quando gostamos ou nos identificamos com um personagem ou até quando não nos identificamos mas gostaríamos de o perceber melhor, a vontade de ler é grande, caso contrário, a minha vontade pelo menos desaparece em 3 tempos...
É verdade que os personagens da seleção são muito novos (principalmente nos 2 ultimos livros) e que, acabei por ter algumas sensações de: "mas porque raio fizeste ou disseste isso?!", mas em geral gostei muito, foi uma leitura muito leve e que me deu muitos bons momentos.
O sistema das castas e da história se passar num futuro diferente com algum detalhe em termos de países e formas novas de viver em sociedade, conseguiu dar-me um pouco daquela "fantasia" que eu tanto estava a precisar. E claro, a cereja no topo do bolo - um romance entre uma menina simples e um principe para dar um toque de romance encantado.
Por isso li todos estes livros de seguida e sempre que um estava quase a acabar comprava logo o seguinte para nunca parar a história.
Ouvi dizer que a Netflix irá fazer um filme ou série desta saga - fico a aguardar ansiosamente!! Mas por favor, escolham uma atriz ruiva!! 

Classificação
4,5*👍

Opinião - Por trás dos seus olhos de Sarah Pinborough

 



SINOPSE
Louise
Mãe solteira, fez do filho o seu mundo. Trabalha em part-time. Segue um quotidiano discreto e preso à rotina. Mas tudo muda quando numa rara saída à noite, conhece David num bar... não sabendo que se trata do seu novo chefe. Ambos sentem de imediato uma atração mútua.
David
É ainda jovem, bem-sucedido, encantador e dedicado à sua mulher. Louise nem consegue acreditar que um homem como David se sinta atraído por ela. e tudo se complica quando Louise conhece Adele, a mulher de David.
Adele
Bela, elegante, delicada. Perfeita em todos os aspetos. Um dia, conhece Louise, de quem se torna desde logo amiga.
Fascinada por Adele e David - o casal ideal, aparentemente irrepreensível -, Louise acaba por se ir envolvendo na intrincada teia que é aquele casamento. E, a pouco e pouco, à medida que penetra cada vez mais nas suas vidas, começa a descobrir que há falhas entre eles... Será David realmente o homem que ela pensava conhecer bem? Será Adele tão frágil quanto aparenta? que segredos inquietantes e perigosos escondem eles? E até onde serão capazes de chegar para os esconder? Um thriller que se lê de um só fôlego, com um final surpreendentemente inesperado, e que reinventa com mestria o tradicional triângulo amoroso.
OPINIÃO

Adoro ler mas normalmente faço-o apenas ao fim de semana. 
Muito raramente, quando não consigo terminar o livro e se o mesmo me prender, leio um pouco à noite durante a semana para o terminar mas é raro. Normalmente, nos dias de semana à noite, depois das crianças estarem deitadas e a cozinha arrumada, prefiro ver séries seja na Netflix, HBO ou Amazon Prime. 
Foi assim que cheguei a este livro, estreou a série na Netflix e eu pensei em aproveitar para ler o livro antes de ver a série, tal como gosto!
E ainda bem que o fiz. Que saudades de um livro assim! Tão diferente, tão empolgante, tão desconcertante!! Tão dificil de parar de ler mas, ao mesmo tempo, tantas pausas que precisei fazer apenas para assimilar tudo o que se estaria a passar...
A série foi muito boa mas, como sempre, o livro tem tudo, o livro permite-nos ver o ponto de vista dos 3 personagens principais, ver o que pensam, o que sentem, porque fazem o que fazem. E entramos muito mais na história.
Como já tinha visto o trailer da série, desta vez não consegui "imaginar" por mim como seriam os personagens fisicamente e que trejeitos teriam. E do que li, a Louise está retratada de forma bem diferente, mas não considero que nesta história isso tenha algum peso. Gostei em geral e acho que o trio funcionou muito bem na série.
A temática é totalmente diferente do que eu estava habituada. Nunca tinha sequer ouvido falar nos sonhos lúcidos quanto mais tudo o resto que a história nos deu. Fui, eu própria de olhos fechados e mente aberta e adorei. Não só pelo final - tanta gente que fala sobre aquele final!! - que de facto é completamente fora da caixa, mas pela viagem toda... 
Depois, apenas uma palavrinha me ficou a moer - Adam...

Classificação
5*👍